Viagem pelo desconhecido conhecido de mim



Guia de viagem pelo desconhecido conhecido de mim

Um guia que propôe três formas diferentes de viajar por uma geografia única: a de ti mesmo/a. Podes escolher viajar pelo antes de ti, desde ti e dentro de ti. O importante é que sigas o guia que te orientará pelos bosques, caminhos e cidades desconhecidas que te fazem  um universo rico, complexo e imenso.

Se escolheres a viagem pelo antes de ti, desenha num mapa as histórias e curiosidades que descobriste sobre os teus antepassados: como se chamavam, para onde migraram, que aventuras viveram, com quem casaram, qual era a sua arte, que objectos e animais faziam parte do seu dia-a-dia... Para isso, terás de ser um/a investigador/a, fazer perguntas aos teus pais, irmãos mais velhos, tios, primos, avós, ver fotografias antigas e tambem usar a imaginação e a sensibilidade para reconstruir o teu passado.

Se preferires a viagem pelo desde ti, constrói uma casa com caixas de cartão de várias formas e habita-a com a tua identidade e as memórias de que ela é feita: o momento do teu nascimento,  um bilhete de identidade onde registas, para além da assinatura e impressão digital, o nome do teu livro favorito, o teu auto-retrato,  a casa onde moras hoje, os seus pormenores, as coisas que viveste dentro e fora dela, coisas como uma viagem inesquecível, um momento triste e um alegre, uma surpresa, um acidente, um aniversário, uma desilusão, uma pessoa marcante, um objecto que adoras.

Se gostares mais da viagem pelo dentro de ti,  recolhe objectos, escreve pequenos textos e faz desenhos que falem sobre os teus lugares secretos, recorta-os, pendura-os num mobil feito com ramos de árvore e fios variados e deixa que eles balancem ao vento: medos, monstros, coisas preciosas, sonhos, dúvidas, perguntas sem resposta, criaturas bizarras que nao sabes de onde vêm, conversas com seres invisíveis.


Em exposição no Centro Cultural de Ilhavo, os trabalhos que resultaram destas viagens:








Sem comentários:

Enviar um comentário