Guia-me



























O Guia-me voltou a acontecer este ano. Desta vez de olhos abertos mas com o mesmo espírito:
um encontro com uma pessoa sob o pretexto da cidade; um encontro com a cidade através de uma pessoa que a habita profundamente. E a criação de um objecto artístico a partir desse encontro.

As guias Adelaide, Carlota, Fátima, Fernanda, Helena, Joaquina, nascidas e criadas nas freguesias do centro histórico do Porto, guiaram um total de 12 pessoas ao longo de 4 dias de passeios. Cada guia conduzia pela sua geografia mais familiar e pelas suas memórias, uma pessoa de cada vez. No final da cerca de 1 hora de viagem, reuníamo-nos em minha casa para partilhar a experiência e transformá-la num mapa escrito e ilustrado.





O dom farelo, pelas mãos da Cátia Faísco, fez uma edição especial de biscoitos para este Guia-me.
Enquanto faziamos o nosso mapa, comiamos corações de amêndoa e limão ou canela e gengibre:


 

 
  Helena, guia da Sé

  
 Carlota, guia da Ribeira

 
Francesca, guiada de Inglaterra-Braga


Alguns dos mapas feitos pelos participantes:









A história do Guia-me






Estou de olhos vendados e sou guiada por uma pessoa, que me passeia por uma área que lhe seja familiar, que faça parte das suas rotinas ou das suas memórias- a sua rua, o seu bairro, a sua casa. No final, num mapa-livro registo livre e subjectivamente a geografia emocional de cada passeio.
O facto de estar de olhos vendados coloca-me numa posição de fragilidade que é equilibrada pela responsabilidade e urgência sentidas por quem me guia. Isto traz uma cumplicidade não só de espírito mas também de corpo: o braço dado, o desvio dos obstáculos, a voz que ordena, dirige, previne. Há uma subtil inversão de papéis: eu que sou guiada por um percurso físico, guio por um percurso emocional. Absorvo os pormenores da experiência e provoco determinadas conversas, despertando memórias e sensações, tudo matéria que enformará o mapa-livro.

 A ilustração é aqui uma ferramenta que dá forma a experiências intimistas. Pelo prazer de olhar as pessoas atentamente, entrar no seu mundo como quem entra num lugar sagrado e aí remexer no silêncio, nas palavras, na dança do quotidiano que se torna poesia e inspira a criação.

O Guia-me foi criado em 2011, no Porto, e integrado no projecto Casa das Brincadeiras, no contexto do Manobras.














Os 8 mapas-livros que surgiram dos passeios de olhos vendados:

O mapa do Sr. Lino














O mapa da Orquídea


















O mapa da Maria José






















O mapa do Sr.Vilela
























O mapa da Fátima



















O mapa da Joaquina


























O mapa da Helena

























O mapa da Fernanda
























Sem comentários:

Enviar um comentário